213 540 542 | 961 210 734 geral@palavrasditas.pt
Palavras Ditas organiza workshops e tertúlias no NewsMuseum na Vila de Sintra

A Palavras Ditas e o NewsMuseum lançaram uma parceria para a organização conjunta de um ciclo de workshops e tertúlias sobre comunicação e jornalismo, a decorrer no museu situado na vila de Sintra, inaugurado em 2016 e nomeado para Museu Europeu do Ano. O acordo entre as duas instituições foi selado num encontro entre o diretor geral da Palavras Ditas, Nuno Azinheira, e o mentor do NewsMuseum, Luís Paixão Martins, antigo consultor de comunicação, e presidente da associação Acta Diurna.

“Desde a sua abertura, em 2014, a Palavras Ditas estabeleceu-se como um importante pólo de formação na área comunicação, com profissionais altamente qualificados e com uma oferta abrangente e de qualidade, que temos procurado descentralizar e levar a uma crescente variedade de públicos, desde universidades, politécnicos e empresas. Esta parceria com um equipamento de excelência como é o NewsMuseum é mais um passo no sentido da afirmação da marca Palavras Ditas”, afirmou Nuno Azinheira.

Para Luís Paixão Martins, “o NewsMuseum e a Palavras Ditas são duas instituições diferentes, com opções distintas, mas com um objetivo comum: promover a literacia mediática e reforçar os conhecimentos sobre comunicação, informação e jornalismo”. “Tendo em conta a ambição da Palavras Ditas e as potencialidades educativas e expositoras do NewsMuseum, existe espaço para novas formas de ensinar e aprender Comunicação. É isso que vamos fazer neste ano de 2017”, acrescentou.

A parceria contempla dois conceitos distintos. “Aprender no NewsMuseum, powered by Palavras Ditas” é uma série de workshops de 2 horas, que inclui ainda no programa uma visita guiada de uma hora ao Museu. “Os jornais estão a morrer?”, “Géneros Jornalísticos”, “O Rigor da Palavra”, “Digital: O Mundo está a Mudar”, “Blogues e Lifestyle”, ou “Vídeo nas Redes Sociais” são alguns dos temas a tratar. Os eventos decorrerão ao sábado de manhã (1oh00-13h00) e têm um preço único por pessoa de 25 euros.

“Tertúlia no NewsMuseum, powered by Palavras Ditas” é um espaço de debate entre dois convidados, moderado por Nuno Azinheira. Também nesta atividade está prevista a visita guiada de uma hora ao museu. “Ler jornais ainda é saber mais?”, “O serviço público de televisão”, “Jornalismo Desportivo: a independência existe?”, ou “A Cultura chega à televisão?” são alguns dos temas previstos para os debates. O horário deste programa é diurno: 15h00-17h30 e tem um preço por pessoa de 20 euros.