213 540 542 | 961 210 734 geral@palavrasditas.pt
Formador
Rita Pimenta
Jornalista-copydesk do jornal Público

Nasceu em Luanda (Angola) em 1966. É jornalista-copydesk do jornal Público desde 1990. Semanalmente, ao sábado, assina a coluna de Livros da página Crianças doPúblico e, ao domingo, a Palavra da Semana da Revista 2, de que faz também a revisão e controlo de qualidade.

Integrou o júri do Prémio Sociedade Portuguesa de Autores-RTP de Literatura de 2009 a 2013.

Licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez simultaneamente as cadeiras da variante em Ensino da Geografia. Frequentou o curso de Filosofia, variante de Filosofia da Ciência, e concluiu o Curso de Especialização em Técnicas Editoriais do Departamento de Linguística (ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Fez o curso de Francês para Estrangeiros na Faculdade de Letras da Universidade de Neuchâtel (Suíça) e foi bolseira do curso de Escrita Literária, orientado por Luísa Costa Gomes, da Universidade Lusófona (Lisboa).

Escreve sobre livros para crianças e jovens desde 1997 e assinou mensalmente a rubrica Letra Pequena no suplemento Mil Folhas. A rubrica passou depois para uma edição quinzenal na revista Pública e desde Outubro de 2008 transformou-se no blogue Letra pequena (http://blogues.publico.pt/ letrapequena/ ).

Leccionou Geografia na Escola Secundária Ana de Castro Osório (Bela Vista), em Setúbal. Colaborou e colabora na edição/revisão de livros com várias editoras portuguesas.

Vive em Setúbal com José Almeida e com o filho de ambos, o Artur (18 anos).