213 540 542 | 961 210 734 geral@palavrasditas.pt
Formador
Teresa Guilherme, Nuno Eiró
Preço
400*
(pronto pagamento)
ou 2 prestações de €220
*Preço com IVA incluído
Horas
25 h
Datas
19, 20, 26, 27 de setembro, 3, 4, 10 e 11 de outubro
Dias
3ª e 4ª feira
Horário
19h00-22h00
Local
Etic - Rua D. Luís I - nºs 20 e 6 Lisboa
Pré-inscrição
Faça já aqui a sua pré-inscrição sem compromisso.
Nós entramos em contacto consigo.

O seu nome (obrigatório)

Contacto (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Comentário / Dúvida

Objectivos
Como se apresenta um programa de televisão? Como se capta a atenção do público? Como se surpreende? Qual a melhor forma de aparecer à frente da câmara? E como se monta um programa de televisão? Qual é o trabalho do produtor? Teresa Guilherme e Nuno Eiró respondem a estas questões. No final da ação, muito prática e de forte interação, os formandos estão aptos a voar. Mas sempre com a noção que sem trabalho, não sairão do mesmo sítio...
Destinatários
Todos os interessados no estudo e na prática da comunicação televisiva: sejam eles estudantes universitários de Jornalismo, Comunicação ou Multimédia; jornalistas, profissionais de comunicação ou simples interessados no processo comunicativo, mesmo que as suas proveniências académicas sejam de outras áreas. Esta formação destina-se ainda a todos os que têm paixão pela comunicação imediata da televisão e pretendem desenvolver as suas competências de falar em publico e interagir com os outros e ainda para os que procuram desenvolver a sua atividade profissional na indústria audiovisual, nas áreas da produção, edição ou realização.
Nota: Todos as formações da Palavras Ditas têm como destinatários o público em geral, não estando a sua inscrição dependente de graus de escolaridade ou áreas de estudos específicas.
Televisão: Atrás
e à frente das câmaras
Conteúdos

O APRESENTADOR: ESTILO, TÉCNICA E PRÓS E CONTRAS DE SER UMA FIGURA PÚBLICA
Apresentação aos alunos; Análise dos estilos de apresentadores conhecidos; a evolução da televisão; novos conteúdos, novas formas de comunicação. A mais-valia de um apresentador; Voz, postura, conhecimento da língua, tiques e auto-estima.


A IMAGEM EM TELEVISÃO E A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
A primeira impressão; a importância e o valor psicológico das cores; a roupa certa para televiseo; o estilo pessoal; a pele, o cabelo e a maquilhagem; a comunicação não-verbal; gestos a evitar.


OS AMIGOS DOS APRESENTADORES

Câmara, microfone, cartões, teleponto; O que fazer e como fazer; Teleponto versus auricular; os assistentes, os operadores de câmara, os realizadores.


O TRABALHO QUE ISTO DÁ
O texto, o guião, o planeamento; O melhor improviso é aquele que é preparado; Como preparar material para uma entrevista, reportagem e introdução de peças; Apresentação em frente à turma de um “vivo” inventado e preparado na aula; Comentários de todos sobre cada um dos alunos.


ESTAMOS NO AR

Exercício de leitura de pivôs e textos com teleponto; Visionamento da gravação: auto-avaliação e avaliação de todos por todos; Entrevista (tipo passadeira vermelha) a colegas. Visionamento conjunto e análise crítica.


A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE EQUIPA

Criação de um programa tipo magazine com várias rubricas; Trabalho conjunto: distribuição do papel de cada um nesse programa; Estímulo para surpreenderem; Gravação de programa. Visionamento.


E POR TRÁS DAS CÂMARAS

O papel de um produtor; a formatação de conteúdos; os castings e a escolha de elencos; a capacidade de perceber as potencialidade e a importância de dizer não; os tempos televisivos; os orçamentos; como se vende um programa a um programador televisivo.


O MERCADO DE TRABALHO

Esclarecimento de dúvidas de todos os alunos. Exercícios práticos, gravacões em estúdio e exteriores, simulando situações reais de televisão. Será entregue aos alunos o produto em bruto da gravação final.

PLANEAMENTO:
Aula 1 – 3ª feira, 19 de setembro – Nuno Eiró – Sala ETIC
Aula 2 – 4ª feira, 20 de setembro – Teresa Guilherne – exercícios estúdio – Estúdio ETIC
Aula 3 – 3ª feira, 26 de Setembro – Teresa Guilherme – visionamento dos exercícios de estúdio – Sala ETIC
Aula 4 – 4ª feira, 27 de setembro – Teresa Guilherme – estúdio com gravação de exercícios – Estúdio ETIC
Aula 5 – 3ª feira, 3 de outubro – Nuno Eiró – exercícios no exterior
Aula 6 – 4ª feira, 4 de outubro – Nuno Eiró visionamento de exteriores – Sala ETIC
Aula 7 – 3ª feira, 10 de outubro – Teresa Guilherme – estúdio com gravação de exercício final – Estúdio ETIC
Aula 8 – 4ª feira, 11 de outubro – Nuno Eiró – última aula – visionamento final – Sala ETIC

Partilhe