213 540 542 | 961 210 734 geral@palavrasditas.pt
Formador
Afonso Veiga Lopes
Preço
150€*
(pronto pagamento)
ou 2 prestações de 80€
*Preço com IVA incluído
Horas
12 h
Datas
30 de setembro e 1 de outubro
Dias
sábado e domingo
Horário
10h00-13h00 e 14h00-17h00
Local
A decorrer nas instalações da Palavras Ditas, em Lisboa.
Pré-inscrição
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Objectivos
Sumariamente, pretende-se, com esta formação, providenciar instrumentos e informação relevante para que os interessados nas áreas e empreendedores, possam perceber como transformar uma ideia, conceito ou oportunidade, num negócio, capacitando-o para analisar um determinado setor, estabelecer uma estratégia e estruturar um plano de negócio claro e eficaz, que conduza aos primeiros passos do sucesso.
Destinatários
Dada a vocação para a formação na área da comunicação e para a produção de conteúdos em língua portuguesa, a Palavras Ditas, no contexto do seu percurso, vê numa formação em áreas de Marketing, Estratégia e Negócio, a partir de um formador com experiência profissional nas áreas de FMCG, Media e Empreendedorismo, a possibilidade de proporcionar aos seus alunos a oportunidade de aumentar o seu ângulo de visão, pretendendo que se materialize na possibilidade de transformar ideias em negócios.
Nota: Todos as formações da Palavras Ditas têm como destinatários o público em geral, não estando a sua inscrição dependente de graus de escolaridade ou áreas de estudos específicas.
Marketing, estratégia e negócio
Conteúdos

A.    COMPREENDER NEGÓCIO

1. Marketing
Em qualquer negócio, há que gerar lucros, desenvolver a melhor relação com os clientes, ser eficiente nos processos e ter uma boa estratégia. Neste módulo pretende-se a partir das Ferramentas e Visão de Marketing, aprender a tirar o máximo proveito das ideias de negócio em qualquer contexto, onde será destacada a vertente digital.

Objetivos:
• Assimilar os Conceitos Fundamentais, Princípios, Métodos e Técnicas de Marketing.
• Entender o poder da Marca e a melhor forma de a desenvolver e gerir.
• Compreender a relevância da adoção de um enfoque de marketing.
• Apreender os conceitos básicos de e-business e identificar oportunidades de negócios web.

Abordagem:
• Conceitos Fundamentais, Princípios, Métodos e Técnicas de Marketing
• Tipos de MKT
– de Ativação de Marca
– Marketing Indireto (Softsponsoring, …)
– Marketing Social
– Endomarketing
– Marketing Digital / Marketing Viral
• Case Studies Nacionais e/ou Internacionais
• Evolução do MKT/Funções nos últimos 20 anos

2. Estratégia
Num contexto económico e estratégico caracterizado pela incerteza, a aprendizagem e reflexão sobre as principais teorias estratégicas pode possibilitar uma melhor compreensão do contexto de um setor ou área de negócio e melhorar a perceção da realidade de uma economia, tornando-se fundamental para uma melhor e mais consciente implementação de um potencial negócio.

Objetivos:
• Determinar as principais características estruturais de uma área de negócio ou setor que influenciem o comportamento competitivo e a rentabilidade.
• Avaliar o grau de atratividade do setor, em termos do seu potencial para gerar receitas.
• Reconhecer o risco e as oportunidades que uma empresa pode dispor para influenciar a estrutura do setor ao entrar.
• Analisar a concorrência de um sector para identificar as oportunidades de conseguir vantagens competitivas.
• Identificar por um lado a parte cooperativa e de concorrência que mostrem quem são os fornecedores, os clientes e as empresas do sector

Abordagem:
• O que é e para que serve a Estratégia
• Análise do Contexto Sector: as 5 Forças de Michael Porter
• Conhecer Diferentes Tipos de Estratégia e Saber Gerar Alternativas
• Selecionar e Formular Estratégias de Negócio
• Case Studies Nacionais e/ou Internacionais

B.     IDEALIZAR E IMPLEMENTAR UM NEGÓCIO

3. Negócio
Pretende-se, com este módulo, providenciar a informação relevante para que um empreendedor possa estruturar um Plano de Negócio claro e eficaz, incorporando as tendências e técnicas mais usadas e mais respeitadas nos processos de avaliação mas de uma forma simples e acessível (a todos).

Por outro lado, fazer a ponte com a realidade, convidando Tiago Cortez, Partner da SMENT Digital, que irá falar da sua experiência de empreendedor e dar uma visão sobre o dia-a-dia de uma incubadora de empresas digitais, análise de projetos e programas de cofinanciamento.

Objetivos:
Adquirir conhecimentos e capacidades práticas para o desenvolvimento de um negócio
• Dominar conceitos e instrumentos específicos de gestão empresarial
• Impulsionar o desenvolvimento de Projetos

 

Abordagem:
• Elaborar um Plano de Negócio
• Financiamento (Capital de Risco)
• Star-Up’s e Incubadoras – Apresentação Tiago Cortez
• Crise e novas soluções de negócios – uma experiência profissional
• Case Studies Nacionais e/ou Internacionais

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