213 540 542 | 961 210 734 geral@palavrasditas.pt
Formador
Ricardo Martins Pereira
Preço
300*
*Preço com IVA incluído
Horas
25 h
Datas
Dias
Horário
Local
A decorrer nas instalações da Palavras Ditas, em Lisboa.
Pré-inscrição
Faça já aqui a sua pré-inscrição sem compromisso.
Nós entramos em contacto consigo.

O seu nome (obrigatório)

Contacto (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Comentário / Dúvida

Objectivos
Como se escreve para ficção televisiva e cinema? Como se escolhe a ideia, como se passa ao papel? Como se executa o projeto, como se encadeiam as histórias? Ao longo de 25 horas, os formandos são confrontados com técnicas e competências várias. No final, deverão estar aptos a pensar escrever ficção. Não sairão guionistas, mas com ferramentas para iniciarem-se na nova aventura.
Destinatários
Todos os interessados no estudo e na prática da comunicação interpessoal: sejam eles estudantes universitários de Jornalismo, Comunicação ou Multimédia; jornalistas, profissionais de comunicação ou simples interessados no processo comunicativo, mesmo que as suas proveniências académicas sejam de outras áreas.
Nota: Todos as formações da Palavras Ditas têm como destinatários o público em geral, não estando a sua inscrição dependente de graus de escolaridade ou áreas de estudos específicas.
Guionismo:
A minha escrita dava uma cena
Conteúdos

A IDEIA E A IMPORTÂNCIA DA STORY-LINE E DA SINOPSE
Boas ideias muita gente tem, passa-las ao papel é que pouca gente faz. Também, porque pouca gente o sabe fazer. Todos os projectos para cinema e televisão têm de começar com uma boa ideia. Mas como é que se têm boas ideias? Será que elas funcionam? Como é que posso testar a minha ideia e organizá-la num projecto de ficção

O PROTAGONISTA E O ANTAGONISTA
Não há um bom filme, uma boa série ou uma boa novela que não tenha bons personagens. A dimensão do protagonista, do antagonista e a dinâmica entre os dois determinam muitas vezes o sucesso de um projeto. Mas como é que se constroem boas personagens?

CINEMA: OS 15 MOMENTOS-CHAVE DO GUIÃO
As regras essenciais que todos temos de saber para se construir um guião de cinema que funcione.

TELEVISÃO: ESTRUTURAS DE UMA SÉRIES E DE UMA NOVELA
A linguagem da televisão é muito diferente da do cinema, por isso as regras são também diferentes. Como construir um projeto e escrever um episódio para uma novela ou uma série de televisão.

O QUE É QUE CORREU MAL?
A importância de olhar para trás e perceber o que funciona e não funciona. A revisão é essencial para o sucesso de um guião. As perguntas que todos temos de fazer para saber se o nosso projeto cumpre com as regras básicas exigidas.

COMO VENDER UM PROJETO (3 HORAS)
Os projetos são comprados pelas produtoras, por isso, é para elas que muitas vezes temos de escrever. Os cuidados que é preciso ter para agradar à produção. A importância de entender os custos e minimizá-los por forma a que este se torne mais interessante comercialmente. Depois, é preciso uma dose substancial de marketing pessoal e capacidade de fazer um pitch criativo.

ANÁLISE DOS PROJETOS DOS ALUNOS
No início do curso todos os alunos começarão a desenvolver o seu próprio projeto. No final, serão analisados todos os projetos e apontados os defeitos e virtudes de cada um.

Partilhe