213 540 542 | 961 210 734 geral@palavrasditas.pt
Formador
António Pedro Santos
Preço
180€*
(pronto pagamento)
ou 2 prestações de 100€
*Preço com IVA incluído
Horas
18 h
Datas
Dias
Horário
19h30-22h30
Local
A decorrer nas instalações da Palavras Ditas, em Lisboa.
Pré-inscrição
Faça já aqui a sua pré-inscrição sem compromisso.
Nós entramos em contacto consigo.

O seu nome (obrigatório)

Contacto (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Comentário / Dúvida

Objectivos
No final da ação os formandos deverão ser capazes de elaborar uma sequência narrativa composta por um conjunto reduzido de imagens, com princípio, meio e fim.

Deverão ter a noção específica da importância do fotojornalismo como meio de expressão pessoal nas várias vertentes e estar aptos a definir a forma como se encara fotograficamente de forma distinta a notícia, o retrato e a reportagem, partindo de um forte conceito estético.

Com a componente prática do curso, os formandos deverão adquirir a autonomia necessária para estruturar no terreno o fio condutor que facilitará e orientará o editor fotográfico a desenhar e definir a sequência do trabalho em página.
Os formandos irão adquirir, com a frequência do curso, conhecimentos concretos sobre a ligação do texto com a fotografia na imprensa, a relação entre as secções da paginação, fotografia e editorias de texto, bem como as funções de cada uma, estruturalmente ligadas entre si.

Forma de organização: Presencial, incluindo a realização de vários trabalhos práticos durante a formação – entrevistas, reportagens e trabalho final.
Destinatários
Todos os interessados em explorar os conhecimentos base para se entrar no mundo da fotografia. Estudantes de fotografia, fotógrafos amadores, redatores de imprensa e todos os apaixonados por jornalismo, comunicação e novas plataformas, com mais de 18 anos.

Nota: Todos as formações da Palavras Ditas têm como destinatários o público em geral, não estando a sua inscrição dependente de graus de escolaridade ou áreas de estudos específicas.
Nota: Todos as formações da Palavras Ditas têm como destinatários o público em geral, não estando a sua inscrição dependente de graus de escolaridade ou áreas de estudos específicas.
Fotografia: Imagens
que contam histórias
Conteúdos

– Princípios básicos de fotografia: tipos de câmara (pequeno, médio e grande formato), diafragma, aberturas, objetivas, profundidade de campo, luz, cor e flash.

O fotojornalismo como meio comunicacional universal.

– As diferentes formas de narrativa, da literatura à fotografia.

– As regras básicas da composição fotográfica.

– Os vários tipos de planos, enquadramentos e escalas.

– Aperfeiçoar as bases no sentido de, através da fotografia, contar histórias, sejam estas no fim da rua ou no fim do mundo.

– As sete etapas do “storytelling”: ouvir, aprender, descobrir, explorar, comunicar, criar e encantar.

– Retrato, notícia e reportagem – o fotojornalismo nos vários géneros noticiosos.

– Seleção e edição final.

PLANEAMENTO DAS SESSÕES

Dia 19 de maio: aula teórica em sala

Dia 20 de maio – manhã: aula prática no terreno

Dia 20 de maio – tarde: visionamento da aula prática. Em sala

Dia 26 de maio: aula teórica em sala

Dia 27 de maio – manhã: aula prática no terreno

Dia 27 de maio – tarde: visionamento da aula prática. Em sala

Partilhe