213 540 542 | 961 210 734 geral@palavrasditas.pt
Formador
Ricardo Martins Pereira
Preço
175€*
(pronto pagamento)
ou 2 prestações de 90€
*Preço com IVA incluído
Horas
15 h
Datas
Dias
Horário
19h30-22h30 (6ª) e 10h00-13h00 e 14h00-17h00 (sábado e domingo)
Local
A decorrer nas instalações da Palavras Ditas, em Lisboa.
Pré-inscrição
Faça já aqui a sua pré-inscrição sem compromisso.
Nós entramos em contacto consigo.

O seu nome (obrigatório)

Contacto (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Comentário / Dúvida

Objectivos
Abrir um blogue não é só ter uma página e desabafar. É preciso pensar no público-alvo, de que forma ele se pode rentabilizar e até se pode ser um negocio. Neste curso de formação, os formandos vão aprender todas as técnicas e passos para lá chegar. No final da ação, os formandos deverão estar aptos a saber como comunicar na blogosfera, tocando pessoas e marcas.
Destinatários
Todos os interessados no estudo e na prática da comunicação digital: sejam eles estudantes universitários de Jornalismo, Comunicação ou Multimédia; jornalistas, profissionais de comunicação ou simples interessados no processo comunicativo, mesmo que as suas proveniências académicas sejam de outras áreas. Esta formação destina-se ainda a todos os que procuram complementar a sua formação em novas tecnologias e aos que reconhecem na Internet uma plataforma eficaz para desenvolver outros projetos profissionais e/ou de lazer.
Nota: Todos as formações da Palavras Ditas têm como destinatários o público em geral, não estando a sua inscrição dependente de graus de escolaridade ou áreas de estudos específicas.
Blogues e lifestyle
Conteúdos

O LIFESTYLE ESTÁ NA MODA?
Os jornais, as revistas e os sites descobriram a galinha dos ovos de ouro? Por que razão o noticiário urbano e de lifestyle passou a ser tão importante em todo o mundo? É uma questão de moda? Passou a haver tanta coisa gira para noticiar? O exemplo New In Town

É JORNALISMO OU É COMO O QUEIJO “TIPO FLAMENGO”?
Escrever sobre restaurantes, bares, discotecas, viagens, novas lojas, cidades, roupa e gadgets. Há regras específicas? Há códigos deontológicos? Mas o jornalismo não é uma coisa… mais séria?

JORNALISMO LIFESTYLE E ESCRITA DE BLOGUES
São a mesma coisa? O “eu” jornalista é igual ao “eu” blogger? O que nos distingue?

OS BLOGUES: A IMPORTÂNCIA DE UM NOME
Há muitos blogues com nomes cheios de estilo, expressões que dizem muito aos seus autores, mas nada aos leitores e, por isso, não se tornam impactantes e memoráveis. Escolher um bom nome é meio caminho para que os leitores voltem ao blogue.

ISTO É UM BLOGUE SOBRE QUÊ?
Um blogue não pode querer ser tudo ao mesmo tempo, nem terá credibilidade em todos os assuntos que aborda. Mas é melhor ter um blogue especializado num tema ou generalista? Análise a casos de sucesso de um lado e do outro.

COMO TRABALHAR AS VÁRIAS REDES SOCIAIS
Em que redes sociais deve estar, hoje, um blogger português? E qual a melhor forma de as explorar por forma a canalizar leitores para o blogue e a criar comunidade nessas mesmas redes sociais? Como atingir mais leitores no Facebook? Como o Instagram se pode tornar numa ferramenta rentável. O caso recente do Periscope, a rede social do futuro.

COMO POSSO GANHAR DINHEIRO COM O BLOGUE?
A publicidade tradicional e os posts pagos – duas realidades cada vez mais importantes no desenvolvimento da blogosfera. Como gerar negócio com um blogue, as relações com as marcas e as agências de comunicação.

A ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS
A importância de olhar para os números de visitas e perceber quais os posts que funcionam e que foram mais populares. Os picos de audiência. Afinal, a que horas do dia devemos escrever mais posts?

Partilhe